segunda-feira, 11 de julho de 2011

Historia de Alagoa Grande PB

Alagoa Grande é um município do estado da Paraíba.

Teatro Santa Ignês
O nome da cidade é escrito numa forma arcaica de português, já que atualmente não se escreve mais a palavra lagoa com a aposição de "a" inicial (embora em Portugal ainda haja essa grafia para lagoa).
Como cidade da Região do Brejo da Paraíba (isto é, uma região intermediaria entre o Litoral e o Sertão, situada na encosta da Serra da Borborema que recebe os ventos alísio húmidos do Atlântico e tem uma cobertura vegetal de Mata Atlântica), a cidade já foi parte integrante do município de Areia. Até meados do século XIX, quando se tornou independente como cidade.


Igreja Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem
O ano de 1864 é considerado como o ano de sua fundação, mas em 1847 já havia passado de povoado a distrito. Foi emancipada politicamente em 21 de Outubro de 1864, sendo instalada, como vila, em 26 de Julho de 1865. Aos 27 de Março de 1908, Alagoa Grande foi elevada à categoria de cidade.

Alagoa Grande é uma região que cresceu muito no século XIX, através da agricultura baseada na cana-de-açúcar (que destruiu a Mata Atlântica da cidade) que utilizava intensivamente a mão-de-obra escrava. Em seu centro ainda existem casarões que ainda hoje testemunham esse momento de grandeza económica do município e foram construídos por escravos. Alguns desses casarões, que aparecem em frente à praça central e à matriz centenária da cidade, são cobertos por azulejos importados de Portugal no século XIX.

Museu de Jackson do Pandeiro
Embora a cidade tenha se estagnado economicamente ao longo da segunda metade do século XX (com a população ao invés de aumentar, diminui, principalmente por causa do êxodo para as grandes cidades). Alagoa Grande tem um grande potencial turístico que pode ser economicamente explorado, trazendo divisas para o município (tanto o turismo histórico, quanto o turismo rural e ecológico).

Na cidade de Alagoa Grande se localiza a comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, herança dos negros que ajudaram no crescimento económico e cultural da cidade.

Outras informações:
Entrada da Cidade Homenagem a Jackson do Pandeiro

Gentílico: Alagoa-grandense

Clima: Quente e Unido

Temperatura Média: 26° C

Localização: Agreste Paraibano

Limites: Juarez Távora, Areia, Alagoinha, Mulungu, Serra Redonda, Massaranduba, Gurinhém, Matinhas e Alagoa Nova.

Distancia: 85 km da capital

3 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber se você sabe de algum artista de alagoa grande, pois irei participar de uma gincana aqui em Campina Grande-PB, e em uma das provas da gincana é trazer um artista de sua cidade. Qualquer informação entre em contato: mariana.abrantees@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de saber se tem parentes vivos por parte de pai do Jackson do Pandeiro em Alagoa grande? Qualquer informação entre em contato:edilsonpiloto01@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe tem o desejo de conhecer os tios dela, meu vô nasceu em Usina Tanques- PB em 1930, se chamava Antônio Celestino de Matos, sua mãe se chamava Olindina de Oliveira, acredito que seus irmãos ou sobrinhos estejam nessa região, alguém poderia ajudar com alguma informação ou de como encontrá-los?Pois estou muito longe, moro em São Paulo email:moniqquematos@gmail.com ou pelo face https://www.facebook.com/momomattos

    ResponderExcluir